
Em 16 de março é celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. A data chama a atenção da população para essa questão e também para a necessidade de ações que reduzam o impacto dessas mudanças sobre o Planeta Terra. “O aumento da emissão de gases de efeito estufa (GEEs), como o dióxido de carbono (CO2), é considerado a principal causa do aquecimento global e das mudanças no clima nos dias atuais”, relata o biólogo e diretor da SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) Anderson Martelli.
Segundo Martelli, em comemoração a esta data, a SAMA apresenta programas muito bem estabelecido que visam mitigar as emissões dos GEEs, sendo essas elencadas abaixo:
1. Plantio de árvores nativas do bioma Mata Atlântica, aumentando o percentual de copa arbórea. Os vegetais através do processo bioquímico denominado fotossíntese retira da atmosfera CO2, elencado como um dos gases causador do aquecimento global. Nesses três primeiros meses de 2023 já foram plantada 150 mudas e outras 260 doadas através do Viveiro Municipal de mudas.
2. Vistoria da frota diesel municipal regidos pela Lei Municipal nº 4.519/09 reduzindo as emissões de particulados e poluição;
3. Combate aos incêndios florestais em área urbana e rural pela Defesa Civil municipal; 4. Manutenção das ciclofaixas; Itapira conta hoje com aproximadamente 5.180m favorecendo o uso de bicicletas e interligando bairros estratégicos do município reduzindo a emissão dos gases estufa pelo uso de automóveis;
5. Disposição de forma correta dos resíduos sólidos domiciliares em um aterro sanitário que é exemplo em nossa região e com nota IQR dados pela CETESB de 9,4 pontos, assim como, coleta dos recicláveis porta a porta em 100% do município pela ASCORSI;
6. Edificações e equipamentos modernos com o uso de tecnologias ecoeficientes como a iluminação a LED nas áreas públicas reduzindo custos com energia, maior eficiência energética, alta durabilidade com menor índice de geração de resíduos e descarte no meio ambiente.
Martelli ainda complementa a adesão de Itapira no Acordo Ambiental São Paulo que apresenta como objetivo incentivar empresas, associações, municípios a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de GEEs, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC, confirmando o compromisso de Itapira com esse esforço internacional.
Evidências científicas sobre as Mudanças Climáticas não deixam dúvidas de que o planeta está aquecendo e a ação antrópica é um dos fatores mais expressivos nesse processo. “Assim, com o desenvolvimento destas ações, Itapira está engajada na redução das emissões e/ou sequestro dos gases estufa, seguindo os direcionamentos da Política Estadual, Nacional e Mundial das mudanças climáticas beneficiando a qualidade de vida da população itapirense e região, servindo de exemplo para as demais cidades do Brasil e do mundo”, finalizam Martelli e o secretário da pasta José Aparecido Perentel Rostirola.
Galeria de Fotos





