Profissionais são treinados e capacitados na Sala de Recursos de Estimulação Multidisciplinar
Na quarta, 8, e na quinta-feira, 9, profissionais da Secretaria Municipal de Educação participaram de uma formação para operar toda a tecnologia, inteligência artificial e dispositivos da sala.
O grupo foi composto pelas professoras de Atendimento Educacional Especializado, o psicólogo da pasta, Leandro Augusto, pela coordenadora da Educação Especial, Valdinéia da Penha Mendonça e pelo profissional de T.I. da pasta, João Paulo Miquelini. A secretária Regina de Santana Lago Gracini e o vice-prefeito Mário da Fonseca também estiveram presentes.
A formação foi ministrada por Anahid Fernandes, co-fundadora e Neuropsicopedagoga da Neurobrinq, empresa desenvolvedora dos softwares e equipamentos. Durante o curso ela ensinou as funções de cada dispositivo e a maneira de como eles podem ser utilizados com as crianças.
A Sala de Recursos de Estimulação Multidisciplinar conta com o que há de mais moderno e inovador no que se refere à estimulação e intervenção precoce, priorizando desenvolver as habilidades sensoriais, cognitivas e motoras ainda na primeira infância. Utilizando Tecnologia Assistiva e inteligência artificial, dentro de um ambiente controlado e planejado, a sala está equipada com brinquedos interativos e diversos dispositivos como efeito de chuva, sensações climáticas, luzes, cores, texturas, aromas e sabores, dentre outros.
Com investimentos de aproximadamente R$ 280 mil, a Prefeitura de Itapira se tornou pioneira na região a oferecer esse serviço para atender crianças da Educação Especial da Rede Municipal com idade de 0 a 5 anos que possuam laudo médico ou apresentem algum atraso no desenvolvimento.
Nas próximas semanas, os professores iniciarão o trabalho de anamnese com as famílias já encaminhadas para dar início ao atendimento com as crianças. O encaminhamento é feito dentro da própria rede municipal de Educação, através dos professores e também do psicólogo.