Brasão de Armas
O Brasão de Armas de Itapira foi instituído pela Lei Municipal n° 274 de 11 de outubro de 1956 e posteriormente alterado pela Lei Municipal n° 972 de 3 de setembro de 1970.
Conforme descrito no artigo 2° da Lei n° 972, o Brasão de Armas do município tem as seguintes características:
Escudo com ponta em sínople e campo de argente com uma montanha em blau, carregada de uma flor de liz em argente. Em contra chefe, uma faixa em argente de três ondas, carregada de um peixe de goles.
Timbre: Coroa Mural em argente, de oito torres, sendo 3 (três) aparentes, 2 (duas) aparentes pela metade e 3 (três) ocultas, pousadas sobre o escudo.
Ornamentos: Terá o escudo, como tenentes, um ramo de cana de açúcar à destra e um ramo de café frutificado à sinistra, ao natural.
Divisa: Sobre um listel em blau, que acompanha a ponta do escudo, a divisa “Pulchra et Decora” em argente e a da fundação da cidade – “24-10-1820” também em argente.
As palavras escritas em latim Pulchra Et Decora significam Bela e Formosa.
Clique aqui e baixe os arquivos: Brasão de Itapira.
Brasão de Itapira-SP
Bandeira Municipal
Instituída pela Lei Municipal n° 977 de 17 de setembro de 1970, a Bandeira Municipal é de autoria do heraldista Professor Arcinoé Antonio Peixoto.
Descreve os parágrafos 2° e 3° do Artigo 6° da Lei:
O Brasão ao centro da bandeira simboliza o Governo Municipal e o retângulo onde é aplicado representa a própria sede do município. As faixas simbolizam o poder municipal que se expande a todos os quadrantes do território e os quartéis assim constituídos, representam as propriedades rurais existentes no território municipal.
As cores da Bandeira Municipal, ainda em conformidade com a tradição da heráldica portuguesa, devem ser as mesmas constantes do campo do escudo do Brasão: o Azul simboliza em heráldica a justiça, nobreza, perseverança, zelo, lealdade, recreação e formosura; Branco é o símbolo da paz, trabalho, amizade, prosperidade e pureza; o Vermelho simboliza o amor pátrio, dedicação, audácia, desprendimento, valor, intrepidez, coragem e valentia.
Bandeira de Itapira-SP
Hino Municipal
O Hino de Itapira, marcha musical denominada “Salve, Povo de Itapira, foi instituído pela Lei Municipal nº 1184, de 15 de agosto de 1975. A letra é de José Marella e a composição musical é de Ivahy Baptista do Nascimento. Clique aqui e ouça: Hino de Itapira.
Salve! Povo de Itapira
Unificado povo sempre alerta
Pela santa glória deste torrão
Berço do sonho assim disse o poeta
Linda, linda disse um coração
Será sempre o brasão
Glorificados pela padroeira
Levantemos alto nossa bandeira
Viver no amor
Amor
Lutar, sofrer
Sofrer
Por Itapira perfumada flor
Salve, salve povo de Itapira
Este torrão que a todos admira
Ó linda, linda ela foi batizada
Flores e música e adorada
Salve, salve querida Itapira
Tu és a terra do sonho e da lira
Unidos sempre, sempre, no amor, amor
Há de ser sempre perfumada flor.