Obras do novo emissário de esgotos prosseguem aceleradas
01/08/2017  -  Obras

O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Itapira (Saae) está dando andamento acelerado às obras de implantação do novo emissário de esgotos do município. A instalação, com recursos estaduais que chegam a quase R$ 3 milhões, vai desafogar o atual emissário, que foi feito há quase 30 anos e que já se encontra saturado.

            Nesta semana, a implantação do novo emissário chegou à Rua Ary Wilson Cremasco, entre a Rodoviária e a Ponte Renaldo Zeferino, imediações do antigo segundo Distrito Policial.  Além da tubulação em polietileno de alta densidade que está sendo colocada no local, o Saae também está construindo poços de visita ao longo da via.

No total, são 1767 metros de tubos de diversos diâmetros que estão sendo instalados das imediações da Ponte Evaristo Ramos de Oliveira, que dá acesso ao Conjunto Habitacional "Flávio Zacchi", ao cruzamento da Rua Ary Wilson Cremasco com Avenida Virgolino de Oliveira. Parte da tubulação também avança por um trecho da Avenida Liberdade, conectando-se à rede já existente no local.

            Atualmente, 90% dos esgotos de Itapira passam pelo atual emissário, que segue pela Rua Fenízio Marchini, no trecho entre a Avenida Virgolino de Oliveira e a Ponte Renaldo Zeferino. Isso acarretou a sobrecarga da tubulação, que agora será aliviada com o novo emissário. A sobrecarga será dividida, com 48% dos esgotos passando a correr pela nova tubulação e 42% passando pelo antigo.

            O novo emissário é uma das maiores obras de saneamento de Itapira neste momento, somando-se ao sistema de tratamento de lodo da Estação de Tratamento de Água como um modelo de cuidado com o meio-ambiente.

 

 

Rua João de Moraes, 490 - Centro - Itapira - SP - CEP. 13970-903 - Telefone: (19) 3843.9100
Secretaria de Administração - Departamento de Tecnologia da Informação - Todos os direitos reservados