O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) está implementando o Programa de Otimização do Abastecimento e Reservação, através de um financiamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O custo total é de R$ 2.196.556, dos quais 10% são provenientes de contrapartida do município. O projeto faz parte do grande volume de investimentos que o prefeito Toninho Bellini vem realizando nos serviços de saneamento básico e abastecimento de água desde sua retomada junto à Sabesp, em 2005.
Como parte do Programa - que recentemente contou com a construção de um reservatório de um milhão de litros nos Prados - estão sendo instaladas válvulas redutoras de pressão em vários pontos estratégicos do município, para igualar a pressão da água e, dessa forma, evitar eventuais desequilíbrios de abastecimento ou mesmo rompimentos de canos. O trabalho, que está a cargo da Ercon Engenharia, toma como base um estudo feito pela Enops Engenharia.
De acordo com o superintendente do Saae, engenheiro Neiroberto Silva, até o final do ano o projeto estará concluído com a instalação de 20 válvulas. "Essas válvulas são de ultima geração, pois são auto-reguláveis em função da pressão na rede de distribuição. Elas se fecham ou abrem automaticamente de acordo com o consumo. Quando o consumo é maior elas abrem automaticamente, mas quando é menor elas se fecham. Sua instalação tornará ainda mais eficiente e segura a rede de abastecimento de água de Itapira, trazendo benefícios para os consumidores e para o próprio município, especialmente na redução de incidência de vazamentos na rede", explica.
Ele ressalta que outro fator de relevância será a redução do volume de água que precisa ser captado pelo Saae no ribeirão da Penha, o que diminuirá os custos do Saae com energia elétrica, produtos químicos e materiais de manutenção das redes. Silva informa que os pontos que receberam válvulas até o momento estão localizados nas ruas Fenízio Marchini (Jardim Soares), Mauro Simões (Flávio Zacchi), Heitor Soares (Jardim São Francisco), Henriqueta Soares (São Benedito), Cônego Henrique de Moraes Mattos (Vila Penha do Rio do Peixe) e Ari Wilson Cremasco (Jardim Soares).