Projeto da GCM em parceria com a Educação reforça orientações de segurança para as crianças

Em desenvolvimento nas escolas municipais desde o início desse mês pela Guarda Civil Municipal, as atividades de caráter educativo e preventivo junto aos alunos e seus responsáveis chegaram a uma nova fase essa semana com as visitas das crianças à sede do Canil da GCM.
Na terça-feira, 21, aproximadamente 90 crianças dos dois períodos das EMEBs “José Roberto Prado” e “Marco Antônio Libano dos Santos” estiveram na sede da corporação para entenderem de perto como funciona o trabalho diário dos guardas e também para uma apresentação dos cães.
“A proposta desse projeto é aproximar a comunidade da Guarda Municipal através das crianças. Nossas equipes da Ronda Escolar já haviam iniciado as palestras educativas nas escolas tanto com os alunos quanto com seus pais e responsáveis. E agora vamos começar a trazê-los para conhecer de perto nosso trabalho”, explicou a comandante da GCM, Patrícia Zacarioto. Inicialmente, as visitas serão realizadas com os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental e devem abranger aproximadamente 700 alunos até o mês de agosto.
Como parte do Programa Guardiã da Cidadania – que foi criado pela Lei Municipal nº 6.242/2023 – e sob o mote "Segurança da Escola para a Vida", essa iniciativa tem como objetivo primordial a prevenção da criminalidade violenta por meio de ações educativas e preventivas coordenadas pela Guarda Civil Municipal.
O programa abrange dois eixos principais: educacional e preventivo. No aspecto educacional, serão desenvolvidas ações direcionadas a diferentes segmentos da comunidade escolar, desde a educação infantil até o ensino fundamental. As atividades incluem interação com os pais, visitas técnicas à Base da Guarda Civil e ao Canil, além de ações específicas para turmas do Programa Escola em Tempo Integral. O calendário completo foi publicado junto com o Decreto n° 75/2024.
No que diz respeito ao eixo preventivo, a Guarda Civil Municipal realiza ações contínuas de monitoramento por vídeo, controle de alarmes e rondas externas nos prédios escolares. Tais ações poderão ser intensificadas mediante solicitação direta das gestoras e coordenadoras das escolas ou por planejamento conjunto entre as Secretarias de Defesa Social e Educação. Além disso, estão previstas rondas internas periódicas nas unidades escolares.
Galeria de Fotos










