A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura nesta segunda-feira, 10, às 10h00 o Serviço Municipal de Cardiologia do município. O novo setor – que funcionará no prédio do CEM (Cento de Especialidades Médicas) “Dr. Ronaldo Monezzi”, ao lado do Hospital Municipal – reunirá em um só local a oferta de consultas dessa especialidade, exames específicos e também um ambulatório para tratamento de insuficiência cardíaca.
“Estamos orgulhosos de anunciar a inauguração do Serviço Municipal de Cardiologia, que é mais um marco significativo para a saúde de Itapira. Este novo setor representa um avanço crucial para a saúde cardiovascular de nossos cidadãos e é apenas o primeiro passo rumo à implementação de uma unidade cardiológica completa em nosso hospital”, disse o prefeito Toninho Bellini.
O Serviço Municipal de Cardiologia está sendo criado para proporcionar maior integração da especialidade junto à Rede Básica de Saúde e o Hospital Municipal. Atuarão no local os dois médicos cardiologistas que já atendem no CAIS (Centro de Assistência Integral à Saúde), Dr. Antonio Fidelis Guil e Dr. Daniel Duarte da Conceição Miranda, e mais dois médicos cardiologistas especialistas em exames, Dr. Raul Serra Valério e Dr. Valentim Patrício Valério.
A forma de acesso ao serviço será por meio das Unidades Básicas de Saúde e do Hospital Municipal com intermédio da Central de Regulação do município. Dentre os exames ofertados no local constam Consultas, Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Ecocardiograma de Stress, Teste Ergométrico, Holter de 24 horas e Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA). “Estou confiante de que, com a dedicação desses renomados profissionais médicos e de toda a equipe técnica seremos capazes de oferecer cuidados de alta qualidade aos nossos munícipes”, completou o prefeito.
Apesar da relevância do novo serviço, a organização da Secretaria Municipal de Saúde possibilitou que a implantação não demandasse de altos investimentos. Além da reforma da sala, foram adquiridos somente alguns equipamentos como monitor multiparâmetros, carro de emergência, maca fixa, balança antropométrica, materiais de escritório e outros que, juntos, somam aproximadamente R$ 50 mil.