A interligação com o antigo reservatório, que começou a ser feita na última semana, marcou a entrada das obras do novo reservatório do Parque Progresso na fase final. De acordo com o engenheiro do Saae, Paulo Roberto dos Santos, em cerca de 90 dias a nova estrutura - localizada na rua Francisco de Oliveira Job - estará em funcionamento. Ele informa que a interligação custará R$ 145.890, cobertos totalmente por recursos da autarquia.
"A estrutura do novo reservatório é metálica e dividida em dois compartimentos, sendo o inferior (800 mil litros) para o reforço do abastecimento dos Prados e bairros adjacentes e o superior (200 mil litros) para suprir a demanda do Istor Luppi e do Loteamento Popular José Tonolli. Já o antigo reservatório tem capacidade de 1.250.000 litros. A instalação da segunda unidade foi necessária devido ao crescimento dos Prados e ao surgimento dos novos bairros", explica.
Santos lembra que a construção do novo reservatório custou R$ 253.800, sendo 90% do custo coberto por uma verba do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e 10% pela contrapartida do município. Ele acrescenta que, além de suprir toda a demanda, o novo reservatório tem capacidade suficiente para cobrir o crescimento do número de residências abastecidas pelos próximos 15 anos.
O engenheiro enfatiza que, com a estrutura interligada dos dois reservatórios, até mesmo outros loteamentos populares que venham a surgir futuramente nas proximidades do Istor Luppi e José Tonolli terão sua demanda totalmente atendida. "No momento não está sendo planejada pelo Saae a construção de outro reservatório após o término desse, pois os demais bairros contam com estruturas para abastecimento que suprem sua demanda atual e dispõem de capacidade para um eventual crescimento do consumo de água", ressalva.