O Departamento de Trânsito, por meio de convênio com o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), concluiu nesta terça-feira, 30, a instalação de três lombadas eletrônicas na cidade.
Funcionando em período de testes por 30 dias e com velocidade máxima de 40 km/h, os dispositivos foram colocados na Rua 24 de Outubro (próximo ao cruzamento com a Rua Major David Pereira), no Centro, na Rua Antônio Puggina (no entroncamento com as ruas José Maria de Campos e Lorena Mantoan Riberti), no bairro Braz Cavenaghi, e na Avenida Prefeito David Moro Filho (na altura do n° 623), no bairro Santa Fé.
As lombadas eletrônicas funcionam 24 horas por dia com sistema de marcador eletrônico, sensores e câmera que nos casos de velocidade acima do permitido fotografa o veículo, a placa e a velocidade. Os dados são enviados à Central de Monitoramento da Muralha Digital e depois do período de testes os infratores começarão a ser autuados.
Além de mostrar a velocidade, o marcador eletrônico ainda possui cores de alerta: verde para velocidade dentro do limite; amarela para velocidade muito próxima do limite; e vermelha para velocidade máxima da via ou acima.
A empresa responsável pela instalação dos dispositivos foi a GSM Sinalização, que foi contratada pelo Detran.SP. Os recursos financeiros são provenientes do convênio da Prefeitura com o órgão estadual firmado em 2022 no Programa Respeito à Vida.