
A Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - sediou nesta semana, em São Paulo, o lançamento estadual do prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODMBrasil), patrocinado pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio da Secretaria-geral da Presidência da República. O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, conduziu a cerimônia de lançamento e, antes da solenidade, recebeu o prefeito Toninho Bellini para uma conversa sobre o crescimento industrial em Itapira e região.
O prêmio ODMBrasil contempla projetos e iniciativas que contribuam para a realização dos oito objetivos de desenvolvimento do milênio, expressos pela Nações Unidas através do PNUD. Eles abrangem a erradicação da fome e da miséria; o acesso a educação básica de qualidade para todos; a criação de condições de igualdade dos sexos e de valorização das mulheres; a redução da mortalidade infantil; a criação de programas de apoio à saúde das gestantes; o combate à AIDS, à malária e a outras doenças; a criação de programas de qualidade de vida e de respeito ao meio ambiente e a formação de uma consciência global de trabalho pelo desenvolvimento.
Nas apresentações realizadas, os palestrantes lembraram as dificuldades que a maioria dos municípios enfrenta para atingir estas metas. Foi o caso, por exemplo, do prefeito de Osasco, Emidio de Souza, que citou o tratamento de esgotos, que tem reflexos diretos na saúde pública, como uma das batalhas a serem vencidas em seu município. Osasco, afirmou, tem apenas oito por cento de seus esgotos domiciliares tratados.
Ao comentar os objetivos delineados pelo PNUD e seguidos como critério pelo prêmio ODMBrasil, o prefeito Toninho Bellini lembrou alguns diferenciais de Itapira, mostrando o desenvolvimento do município em várias áreas. No caso do saneamento básico, destacou, Itapira já atingiu cem por cento de esgotos domiciliares coletados e tratados e cem por cento das casas atendidas com água tratada. É o caso também, entre outras ações, da limpeza das lagoas de tratamento de esgotos, feita através de bags de grande porte, que permite até a reutilização do material retirado como fertilizante. Na educação básica, destacou a escola em tempo integral, citada no evento como iniciativa de grande importância, que está ativa e tem inclusive a oferta de curso complementar de informática para os alunos. Ao mesmo tempo, a educação básica ainda é reforçada por ações como o Programa Segundo Tempo e a distribuição de uniformes gratuitos para todos os alunos. A igualdade entre os sexos é valorizada através de programas de inserção existentes, por exemplo, na Secretaria de Promoção Social e no CVT. O combate à AIDS, à malária e a outras doenças e os programas de apoio às gestantes estão em ação, sendo inclusive usados como referência por outros municípios.