
A fiscalização do cumprimento de lei que proíbe soltura de fogos com estampido durante as festas de fim de ano será intensificada pelas autoridades municipais. Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 12, foram definidas estratégias de autuação dos infratores que soltarem fogos de artifício com estampido durante as comemorações de Natal e Virada de Ano. Participaram do encontro o Prefeito José Natalino Paganini, o Comandante da Polícia Militar de Itapira, capitão Fábio José Vieira Santos, o Comandante da Guarda Civil Municipal, César Martucci, o Coordenador da Defesa Civil, Romeu Job Souza, o responsável pelo Departamento de Fiscalização de Postura, Marcelo Vieira, o Chefe do Departamento de Bem Estar e Proteção Animal, Rogério Oliveira, a Assessora Estercita Belluomini e também a vereadora Professora Marisol, autora da proposta da lei municipal.
Para inibir a ação de infratores foi definido um sistema de recebimento de denúncias que agilizará a autuação. A própria população, sob condição de anonimato, poderá enviar fotos e vídeos para uma linha especial de Whatsapp vinculada ao telefone do Departamento de Fiscalização de Postura. Com as imagens, os fiscais poderão localizar mais facilmente os autores e aplicarem as devidas advertências e penalidades, que podem chegar a multa de R$ 1.504,07. Como apoio, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e também a Defesa Civil também serão canais de denúncias.
As denúncias com fotos e vídeos podem ser feitas no Departamento de Fiscalização de Postura pelo telefone 3863.4610, que funcionará também como Whatsapp a partir da próxima semana, pelo email [email protected] ou ainda pelo site www.itapira.sp.gov.br/sac. Os outros canais de apoio são: Polícia Militar – 190, Guarda Civil Municipal – 153/ 3863.4785/ 0800 7719 153 e Defesa Civil – 199/ 3863.2705.