Equipe da Promoção Social participa de Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar

Uma equipe da Secretaria Municipal de Promoção Social participou na semana passada do VI Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar, realizado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) através do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, Observatório da Infância e Adolescência e Instituto Geração Amanhã.
O evento ocorreu do dia 20 ao dia 23 em Campinas e a comitiva itapirense foi formada pela coordenadora do Serviço de Proteção Especial Beatriz Brandão, pela coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Silvia Helena da Rocha de Carvalho e pela supervisora dos SCFVs (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) Fátima Cintra Anacleto. “Esse simpósio proporcionou várias reflexões e trocas de experiências com outras regiões do Brasil e do mundo sobre a importância do Serviço de Acolhimento Familiar para o desenvolvimento e proteção da criança e adolescente que estão sob medida de proteção, bem como para o fortalecimento das Políticas Públicas voltadas para infância e adolescência”, avaliou Beatriz Brandão.
O Serviço de Acolhimento Familiar é uma medida protetiva temporária preferencial ao acolhimento institucional. Nesta modalidade, a criança, ao invés de ser institucionalizada, vai morar temporariamente com uma família pré-cadastrada, onde permanece pelo período máximo de 18 meses.
Itapira é considerada referência da região e iniciou o serviço “EntreLaços” em outubro de 2021. Atualmente, duas famílias já passaram pelo processo de triagem e foram consideradas aptas que passarão pela formação inicial que está prevista para acontecer na segunda quinzena de abril. Após a formação, eles estarão preparados para iniciar os eventuais acolhimentos de crianças e adolescentes.
Adultos maiores de 21 anos, residentes no município de Itapira há mais de dois anos e sem antecedentes criminais podem se tornar famílias acolhedoras. Uma das principais exigências é a família não ser cadastrada em lista de adoção e nem ter a intenção de adotar.
Durante todo o processo de acolhimento, a família e a criança/adolescente são acompanhados pela equipe técnica do serviço que conta com um coordenador, um psicólogo e um assistente social.
Mais informações sobre o serviço e o formulário de inscrição de famílias interessadas podem ser acessadas no site www.itapira.sp.gov.br/pagina/entrelacos-servico-de-acolhimento-familiar-para-criancas-e-adolescentes/142.
Galeria de Fotos



