Educação e Cultura promovem palestra sobre a Revolução de 1932 para professores da rede municipal

As secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo promoveram na última terça-feira, 1º de julho, mais uma palestra histórica voltada aos educadores da Rede Municipal de Ensino. O encontro reuniu professoras do segmento da Educação Infantil – Pré-Escola para uma palestra conduzida pelo historiador Eric Apolinário, servidor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A atividade deu continuidade à proposta iniciada em abril, quando os professores participaram de uma conferência sobre a história de Itapira. Desta vez, o tema abordado foi o cotidiano da cidade durante os combates da Revolução Constitucionalista de 1932, guerra que é lembrada no feriado do próximo dia 9. Intitulada "Itapira em Guerra", a palestra apresentou detalhes históricos da participação de Itapira no conflito, com destaque para as experiências da população local em meio à guerra.
“Agradeço à Secretaria de Cultura e Turismo pela valiosa parceria na realização da palestra. Foi um momento de grande enriquecimento para os professores da rede municipal, que fortalece nosso compromisso com uma educação crítica e de qualidade”, destacou a secretária de Educação, Regina de Santana Lago Gracini.
A diretora de Cultura e Turismo, Roniana Valentim, também celebrou a ação conjunta entre as pastas. “É uma grande satisfação contribuir com atividades que aproximam história, memória e educação. Essa palestra é um exemplo do poder transformador da cultura quando alinhada ao ensino. Agradecemos à Secretaria de Educação pela confiança e reforçamos nosso compromisso em promover iniciativas que despertem o interesse pelo nosso patrimônio histórico e formem cidadãos mais conscientes e engajados”, afirmou.
A ação integra um conjunto de iniciativas que visam valorizar a história local como ferramenta pedagógica, promovendo o conhecimento e o pertencimento dos alunos e profissionais da educação à identidade itapirense.
Galeria de Fotos

