Realizado no último sábado, 24, o Dia D do Mutirão Contra a Dengue nas regiões da Vila Ilze e do Cubatão teve avaliação positiva. O trabalho de limpeza de criadouros e entulhos vegetais nessa área da cidade foi iniciado no dia 17 e se estende até essa sexta-feira, 1° de março.
“Estamos vivendo um momento crítico na nossa cidade. Iniciamos essas ações aqui nessa região da Vila Ilze e do Cubatão no sábado passado, que é onde foi identificada a maioria dos casos de dengue. Esse trabalho é importante para conscientização de todos porque precisamos da ajuda da população para eliminação dos criadouros”, destacou o prefeito Toninho Bellini, que participou da atividade.
Somente no sábado, as equipes das Secretarias de Serviços Públicos e Agricultura e Meio Ambiente fizeram a retirada de 47 caminhões de entulhos que foram destinados em local adequado. As equipes da Defesa Civil também auxiliaram na coleta.
A ação teve início às 7h00 com concentração das equipes e maquinários no Centro de Lazer. De lá, os grupos seguiram para diferentes bairros inclusos na área abrangida pelo mutirão para que uma parte fizesse a orientação casa a casa dos moradores e outra fizesse a retirada dos entulhos colocados na calçada.
Aproximadamente 120 servidores de várias secretarias municipais participaram, bem como jovens da AIPA (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente). Até às 12h00, as equipes de orientação permaneceram nas ruas. Após esse período, somente os grupos de limpeza permaneceram atuando. “Visitamos cerca de 11.000 imóveis e a adesão da população foi satisfatória. Para nós, o balanço é positivo, mas esse trabalho de eliminação dos criadouros é algo de deve ser feito de maneira contínua pelos moradores de toda a cidade. Somente assim conseguiremos eliminar a doença”, enfatizou Josemary Apolinário, responsável técnica pela Vigilância Epidemiológica. Ações semelhantes em outras regiões da cidade ainda estão sendo avaliadas.
Atendimento das Unidades Básicas de Saúde
No sábado, as UBSs Vila Ilze e Cubatão permaneceram abertas das 7h00 às 17h00 para atendimento de pacientes com sintomas de dengue. Ao todo, as duas unidades somaram 37 atendimentos ao longo do dia.
A partir dessa semana, a unidade da Vila Ilze permanecerá aberta de segunda a segunda das 7h00 às 18h00 para atendimento de pacientes de toda a cidade com síndromes febris. Além disso, todas as demais UBSs funcionam de segunda a sexta das 7h00 às 16h00 com livre demanda para casos suspeitos.
O objetivo é desafogar o Pronto Socorro do Hospital Municipal e, portanto, os usuários devem dar prioridade ao atendimento nessa unidade antes de procurar o HMI.