
Com a realização de uma audiência pública na noite desta quarta-feira, 18, as Secretarias Municipais de Defesa Social e de Planejamento e Obras de Itapira deram início ao trabalho de preparação do Plano de Mobilidade Urbana Municipal. Com esta iniciativa, que é inédita entre a maioria das cidades do interior paulista, o município se prepara para organizar definitivamente, e com o apoio da comunidade, todas as normas de deslocamento e transporte de seus cidadãos, incluindo o sistema público urbano, as adaptações e obras voltadas para portadores de necessidades especiais e a logística de cargas na zona urbana.
Com o plano, que ficará à disposição da população nos próximos dias no site da Prefeitura (www.itapira.sp.gov.br), todas as ações relacionadas ao trânsito de veículos, pessoas e cargas serão detalhadas. Assim, até mesmo itens como implantação de faixas de pedestres e lombadas, semáforos, rotatórias e outros serão especificados. A partir daí, haverá a fixação de normas para a intervenção urbana no trânsito, com parâmetros claros e bem definidos que deverão ser rigorosamente seguidos.
Itapira é uma das poucas cidades do Estado de São Paulo em que a elaboração do plano está bastante adiantada. Após a consulta popular e a coleta de eventuais sugestões, o Plano de Mobilidade Urbana Municipal será enviado na forma de projeto de lei à Câmara Municipal.