Colaboração entre Educação e Saúde visa atendimento Fonoaudiológico para alunos dos CEIs
As secretarias de Educação e Saúde firmaram essa semana uma parceria para estabelecer protocolos de encaminhamento de alunos dos CEIs (Centros de Educação Infantil), na faixa etária dos 0 aos 4 anos, para atendimento em fonoaudiologia e ampliação de diagnósticos e prognósticos visando a melhoria do desenvolvimento infantil da fala, escuta, compreensão e socialização dos alunos.
A reunião de alinhamento ocorreu na tarde desta quinta-feira, 20, e contou com a participação da secretária de Educação Regina Gracini, da supervisora da Educação Infantil, Amanda Lapo, da coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Ana Paula Miquelini, das gestoras dos Centros de Educação Infantil, da Diretora da Rede Básica de Saúde, Deise Cega Fernandes, e das fonoaudiólogas da rede Cibele Bosso e Maria Ângela Lino de Oliveira.
Pelo protocolo, os professores irão notificar os casos para a Coordenadora de Educação Especial Rosana Alvarenga que, em conjunto com a supervisão de Educação Infantil, avaliará a intensidade dos casos e encaminhará para as fonoaudiólogas. Os critérios analisados foram estabelecidos pelos conselhos Federal e Regional de Fonoaudiologia.
As consultas, que serão realizadas na UBS Central, deverão ser mensais para acompanhamento e as profissionais orientarão os pais e responsáveis com exercícios e observações para realização em casa, por meio de anotações em cadernos específicos fornecidos pelas unidades escolares e que também serão acompanhados pelos gestores e professores dos CEIs.
Além dos encaminhamentos para consulta, a parceria também prevê constante diálogo entre professores e gestores com as fonoaudiólogas e avaliação frequente dos casos para formação de rodas de conversas e orientações específicas e setorizadas para os pais e responsáveis dos estudantes.