O Centro de Hemodiálise de Itapira recebeu nesta segunda-feira, 15, a verba de R$ 1.850.000,00 para custeio do serviço. A liberação do recurso ocorreu na sexta-feira, 12, por meio da Resolução SS nº 75, de 12 de abril de 2024 que foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
O recurso é proveniente de emenda parlamentar e foi liberado para o município depois da gestão do Prefeito Toninho Bellini junto ao Governo do Estado. Na quinta-feira, 11, Bellini se reuniu com o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, para discutir sobre as demandas para Itapira e, dentre esses assuntos, o Chefe do Executivo pediu apoio para liberação dessa emenda voluntária que estava em tramitação.
Ainda no mesmo dia, o prefeito recebeu a informação que esse pedido havia sido colocado na lista de prioridade. E na sexta, 12, a liberação de recursos foi publicada.
A verba, contudo, foi disponibilizada na conta do Fundo Municipal de Saúde de Itapira somente nesta segunda-feira, 15, e a partir de agora poderá ser utilizada para o pagamento de todos os custos do novo serviço municipal que completa seu primeiro mês de funcionamento na próxima quinta-feira, 18 de abril.
Atualmente, são 28 pacientes sendo atendidos com sessões três vezes por semana e, aos poucos, todos os que eram atendidos em Mogi Mirim passarão a fazer o tratamento em Itapira.
O fluxo de atendimento inicial do serviço é para 50 pacientes e, para essa demanda, o custo mensal chega a R$ 156.630,50. Além desse recurso que chegou ontem, a Secretaria Municipal de Saúde também contava com verbas provenientes de emendas parlamentares de outros deputados estaduais e federais.