Na manhã desta quinta-feira, 7, o prefeito Toninho Bellini recepcionou em seu gabinete a Comandante do 1° Pelotão de Bombeiros de Mogi Guaçu, 1° Tenente PM Laís Marcatti Tofanello, o Comandante da Estação de Bombeiros de Itapira, 2° Sargento PM Fernando Costa, e o Comandante do 2° Subgrupamento de Bombeiros, Capitão PM Erik, para a apresentação do balanço dos cinco primeiros meses de atuação na cidade.
A Estação do Corpo de Bombeiros de Itapira foi oficialmente inaugurada no dia 11 de julho e desde então já foram 525 ocorrências atendidas no município, em uma média de 100 ao mês. Deste total, foram 179 vítimas atendidas, 68 emergências clínicas, 11 incêndios em edificações, 62 incêndios em área de risco e 56 acidentes de trânsito, além de outros casos envolvendo animais, árvores, etc. “Tem sido uma atuação muito boa em nossa cidade e a população reconhece e valoriza a presença dos bombeiros. Além disso, o trabalho em parceria com outros setores da Prefeitura, especialmente a Defesa Civil, proporcionam um atendimento ainda melhor para os nossos cidadãos”, enalteceu o prefeito.
“Os primeiros cinco meses de atuação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo na cidade de Itapira foram de suma importância à sociedade a qual, desde então, tem à disposição para o atendimento às emergências profissionais capacitados conforme a legislação estadual vigente, viaturas novas de incêndio, salvamento e resgate, devidamente equipadas com os materiais específicos e necessários, ofertando à população um atendimento de qualidade e com um tempo resposta reduzido”, avaliou a Tenente Laís.
Durante o encontro, ela também falou sobre a elaboração do projeto e do orçamento de construção da nova sede do Corpo de Bombeiros para posterior abertura de licitação. A área já foi cedida pela Prefeitura através da Lei n° 6.276, de 17 de julho, que é de autoria do prefeito Toninho Bellini e foi aprovada pelos vereadores. Já o recurso financeiro para a obra foi solicitado junto ao Governo do Estado e no dia da inauguração o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo Guilherme Derrite confirmou a viabilização. “Fica aqui o meu compromisso de construir uma nova sede com recursos próprios da Secretaria de Segurança Pública do Estado para a cidade de Itapira”, declarou à época.
Projetos e outras atuações
Além dos atendimentos, o Corpo de Bombeiros também atua com projetos e ações educativas como o Programa Bombeiro na Escola que somente nesse ano formou 531 alunos de sete escolas. Além disso, também foram promovidos simulados e ações educativas no trânsito e palestras de primeiros socorros nos órgãos municipais. “Estamos realmente muito orgulhosos de ter o Corpo de Bombeiros em nossa cidade. Quem ganha é a população com essa atuação em várias frentes”, finalizou o prefeito.