Com o intuito de trazer mais transparência de sua atuação no município, a partir desse mês o Procon de Itapira irá divulgar os relatórios de atendimentos realizados no período anterior. O documento será disponibilizado sempre nos primeiros dias do mês através dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura e também no site https://itapira.sp.gov.br/pagina/procon-de-itapira/149.
O balanço do mês de abril aponta um total geral de 274 atendimentos em 18 dias úteis, sendo 204 para simples consulta (esclarecimentos de dúvidas) e as principais demandas foram relacionados a Serviços Privados. No período, foram realizados 11 acordos e também emitidos 28 CIPs (Carta de Informações Preliminares), que é um ofício enviado ao fornecedor que antecede o registro de reclamação formal. Nesta carta são narrados os problemas do consumidor e anexados documentos que comprovem o suposto dano e a norma violada. “A simples consulta é quando o consumidor vem até nós pessoalmente ou por telefone com alguma dúvida. O atendimento preliminar é quando já solicitamos a documentação. Já a CIP já é uma notificação para que a empresa preste esclarecimentos frente ao problema relatado. Quando o problema não é solucionado nesta carta, o Procon abre uma reclamação, que é a fase anterior à audiência”, explicou Gabriela Bernardes da Silva Stefanini, responsável pelo Procon de Itapira.
O atendimento do Procon de Itapira ocorre de segunda a sexta-feira das 8h00 às 17h00 na Praça Bernardino de Campos, Box 10, Centro. Os telefones para contato prévio e agendamento são (19) 3863.7818, 3843.6888 e 99627.9034 (WhatsApp).