No último dia 29 de setembro, o Prefeito Toninho Bellini, a Diretora de Obras Daniele Duarte e os vereadores Fábio Galvão dos Santos, Elisabeth Donizete Manoel, Luan Rostirolla e André Siqueira participaram em São Paulo do evento de liberação de recursos para construção de 10,5 mil moradias em todo o Estado do Programa Nossa Casa, dentre elas as 41 unidades habitacionais de Eleutério. O Governador João Doria e o Secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, estiveram presentes.
“As obras das 41 casas em Eleutério foram iniciadas em junho com a infraestrutura dos lotes com pavimentação e implantação de redes de água e esgoto, iluminação entre outros itens. Com essa liberação de recursos, inicia-se a 2ª fase e as unidades começarão a ser construídas. Muito em breve, os contemplados poderão receber suas casas próprias”, celebrou o Prefeito Toninho Bellini. O sorteio para a seleção das famílias, que foi realizado em julho de 2020, está mantido. Do total de unidades, 21 são para famílias de Eleutério e mais 20 unidades para famílias da sede do município.
Os imóveis contam com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O financiamento segue os critérios da CDHU e as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, os mutuários pagam praticamente o mesmo valor ao longo dos trinta anos de contrato, que sofre apenas a correção monetária anual calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE.
Durante o evento, Bellini esteve com o Secretário de Estado da Habitação e aproveitou para reforçar a solicitação da construção de 103 moradias de interesse social no bairro Barão Ataliba Nogueira (Conjunto Habitacional Rineu Martins) e 35 em Eleutério (Loteamento Popular José Nazareno de Carvalho), cujo processo está em tramitação no Programa São Paulo Sem Papel.