Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Itapira promoveu uma série de ações voltadas para conscientização e preservação dos recursos naturais. Coordenadas pela SAMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), as iniciativas contaram com o engajamento da comunidade e de instituições locais.
Uma das principais atividades foi a realização de palestras educativas ministradas pela bióloga Ariadne Alvarenga na ETEC João Maria Stevanatto e no UNIESI (Centro Universitário de Itapira). Os eventos proporcionaram reflexões sobre a importância da preservação ambiental e o papel de cada cidadão nesse processo.
Além disso, voluntários participaram na manhã desta quarta-feira de uma ação de limpeza nas margens do Ribeirão da Penha – nos trechos da Rodoviária até o bairro Flavio Zacchi e também na ‘subida da Usina’ – que resultou na retirada de 1.800kg de resíduos. Essa iniciativa não apenas contribui para a melhoria estética dessas áreas, mas também para a saúde dos ecossistemas locais.
Outro destaque foi o plantio de 20 mudas de árvores nativas realizado na Praça Bernardino de Campos e nas margens do córrego do bairro Jardim Soares. “Essa medida não só promove a ampliação de áreas verdes na cidade, mas também fortalece os ecossistemas locais e contribui para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”, destacou o biólogo da SAMA, Anderson Martelli
O secretário José Aparecido Perentel Rostirolla ressaltou a importância dessas ações e agradeceu o empenho dos técnicos e voluntários envolvidos. Ele enfatizou que cada iniciativa local tem um impacto significativo no meio ambiente regional e que Itapira tem se destacado como referência em questões ambientais. “O compromisso da Prefeitura com a preservação ambiental é contínuo e estamos sempre em busca de melhorias e da redução dos impactos nos recursos naturais locais. Com a colaboração de todos os munícipes, Itapira continuará a ser um exemplo de sustentabilidade”, finalizou.