Entre os dias 4 e 8 de dezembro, aconteceu em São Pedro (SP) a XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, dividida entre a etapa lúdica e a etapa convencional, com destaque para a ativa participação de jovens eleitos delegados nas conferências municipais.
A etapa lúdica, realizada de 4 a 6 de dezembro, foi marcada pela presença expressiva de crianças e adolescentes de todo o estado, eleitos delegados em suas respectivas conferências municipais. Itapira se fez presente com uma delegação composta por três representantes: Bryan Vidotto, 17 anos, Stefany Balbieri, 14 anos, e Ana Beatriz Gervazoni, 10 anos. Durante essa fase, os jovens debateram os eixos temáticos da conferência, culminando na formulação e aprovação de propostas de mudança e fortalecimento das políticas de proteção à infância e adolescência, tanto em nível estadual quanto federal.
Na plenária final da etapa lúdica, foram eleitos 14 delegados para representar o estado de São Paulo na Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, programada para abril de 2024. Dentre esses delegados, Itapira conquistou duas representações na suplência, uma para criança e outra para adolescente.
Já a etapa convencional, realizada de 6 a 8 de dezembro, contou com a participação de adultos representantes de diversos segmentos, incluindo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Rede de Proteção, o Sistema de Justiça, o Conselho Tutelar e os Movimentos Sociais. Itapira esteve representada por uma delegada da Rede de Proteção, Beatriz Brandão, e uma delegada do Conselho Tutelar, Andressa Rocha, que também está na suplência para a etapa nacional.