SAÚDE FAZ CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO HOSPITALAR
04/05/2018  -  Saúde

O Hospital Municipal iniciou nesta sexta-feira, 4, a Campanha de Orientação e Prevenção de Infecções relacionadas à Assistência à Saúde. O trabalho está a cargo da enfermeira Simone Banks dos Santos Esteves, da CCIRAS (Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde).

Neste ano, o foco da abordagem é a higienização das mãos, com revisão da técnica para minimizar o risco de infecção dentro do hospital e na Assistência à Saúde. "No dia 5 de maio é o Dia Mundial da Higienização das Mãos e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) incentiva as atividades que abordem essa questão. No hospital iremos fazer as dinâmicas de revisão de técnica e simulação com todo o quadro de funcionários, desde a área de enfermagem ao setor administrativo", explicou a enfermeira.

A atividade consiste em uma dinâmica prática de higienização das mãos utilizando álcool em gel especial com tinta fluorescente. Em seguida, a mão é colocada dentro de uma caixa com luz negra para analisar se a técnica foi adequada. "É uma ação educativa e de auto avaliação. Com a tinta fluorescente é possível ver se o álcool foi bem aplicado", completou Simone.

A campanha teve início nesta sexta e deve ser prolongada durante o fim de semana e início da semana que vem. Todos os turnos e escalas de plantões receberão as orientações. "Apesar de ser um procedimento básico, a lavagem das mãos ainda é a mais eficaz para prevenir as infecções", finalizou a enfermeira.

Rua João de Moraes, 490 - Centro - Itapira - SP - CEP. 13970-903 - Telefone: (19) 3843.9100
Secretaria de Administração - Departamento de Tecnologia da Informação - Todos os direitos reservados