Jornal Oficial passa a ser unicamente eletrônico
14/09/2017  -  Serviços Públicos

A partir desta sexta-feira, 15, o Jornal Oficial de Itapira passa a circular unicamente em versão eletrônica, disponível nos sites https://imprensaoficialmunicipal.com.br/itapira e www.itapira.sp.gov.br. A nova versão substitui, para todos os efeitos jornalísticos e legais, a publicação impressa, que vinha sendo entregue à comunidade itapirense através de pontos de distribuição. Com a versão eletrônica, os leitores do Jornal Oficial de Itapira poderão acessar as edições através de celulares, tablets e computadores pessoais de qualquer lugar em que estejam.

A veiculação eletrônica através da internet acontece depois que uma nova tecnologia de produção e publicação foi instalada no Departamento de Comunicação Social da Prefeitura de Itapira. Ela atende, ainda, a nova legislação municipal sobre a imprensa oficial.

Além de proporcionar mais facilidade para os leitores, a veiculação eletrônica reduz substancialmente os custos do Jornal Oficial de Itapira. A estimativa inicial é de que menos de um quinto do valor do jornal impresso seja aplicado na nova versão. Além disso, a publicação na internet também evita impactos ambientais. Para a produção de jornais impressos são utilizados grandes volumes de água, energia elétrica, tinta e celulose. Cálculos de entidades ambientais apontam que para a produção de uma folha de papel são consumidos 0,45 litros de água e 0,040 Kw de energia elétrica.

O Jornal Oficial Eletrônico de Itapira tem certificação digital, que garante a autenticidade, a integridade e a validade jurídica dos documentos publicados, conforme exigido em lei federal.