Famílias inscritas em programas sociais receberão conversores de TV digital do governo fedral
31/07/2017  -  Promoção Social

Com a entrada no ar do sinal de TV digital de todos os canais prevista para o final deste ano, a entidade Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário), deverá distribuir kits de conversão digital para famílias de baixa renda de Itapira que fazem parte de programas sociais. A informação foi confirmada na semana passada, durante reunião na Casa da Cultura "João Torrecillas Filho" entre técnica do Ministério e representantes da Secretaria de Promoção Social e de entidades assistenciais.

A iniciativa procura digitalizar todo o município antes de 29 de novembro, quando o sinal analógico será desligado e os televisores que não possuírem o conversor digital não funcionarão mais. As TVs planas produzidas antes de 2010 não possuem o conversor digital embutido. Assim, a partir daquela data não captarão mais o sinal analógico da TV aberta.

 

A Secretaria de Promoção Social informou que está em estudo a implantação de uma parceria entre a Prefeitura e a Seja Digital com a criação de um sistema de esclarecimento de dúvidas que percorrerá os três CRAS da cidade sem custo para o município. A proposta do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário é fazer a distribuição dos kits para todas as famílias inseridas em programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros). O kit é composto por uma antena UHF, um conversor e um controle remoto, que precisam ser instalados para que o aparelho de televisão antigo possa exibir a programação de TV transmitida pelo sinal digital. Essa distribuição é de total responsabilidade do Governo Federal e será organizada através do site Seja Digital ou canal de atendimento 147. O solicitante deverá informar o número do NIS (Número de Identificação Social). Caso não seja membro do Cadastro Único, ele deverá fazer um pré-cadastro com o número do CPF e aguardar o retorno do Seja Digital. O solicitante deverá informar um número de celular de contato, mesmo que seja de algum familiar, pois é assim que a Seja Digital irá transmitirá as informações necessárias. A Entidade Seja Digital não se responsabiliza pela instalação do equipamento, tampouco envia técnicos às residências. Dúvidas podem ser esclarecidas no chat disponível no site www.sejadigital.com.br ou pelo telefone 147. A Prefeitura de Itapira não fará a distribuição de conversores digitais para  a comunidade. Desta forma, famílias que não estejam inseridas em programas sociais do governo federal deverão providenciar seus próprios conversores, caso seus televisores não tenham capacidade de captação do sinal digital. 

Rua João de Moraes, 490 - Centro - Itapira - SP - CEP. 13970-903 - Telefone: (19) 3843.9100
Secretaria de Administração - Departamento de Tecnologia da Informação - Todos os direitos reservados